Mensagens

Festa Junina é Bíblica?


O Batismo nas águas é um testemunho de fé, símbolo da purificação e renascimento em Cristo. Para nós, protestantes, o batismo nas águas é mais do que um ritual — é uma declaração pública de uma nova vida em Jesus.


João Batista, o precursor de Cristo, dedicou sua vida a preparar o caminho do Senhor, chamando as pessoas ao arrependimento de seus pecados e batizando nas águas do rio Jordão. Ele nos deixou um legado não de festas, mas de um exemplo vivo de obediência e humildade diante de Deus.


A Bíblia não nos instrui a celebrar festas em homenagem a João Batista ou qualquer outro santo. Em vez disso, somos chamados a seguir seus passos de serviço e devoção a Deus. Se a Bíblia pedisse para homenagear João Batista, acreditamos que a forma mais autêntica seria através da realização do batismo nas águas — o próprio ato que ele praticou e que simboliza a morte da velha natureza para uma nova vida em Cristo (Romanos 6.3-4).


“Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judeia e todos os de Jerusalém iam ter com ele, e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados” (Marcos 1:4-5).


Por esse motivo, não acreditamos que a Festa Junina celebrada culturalmente em nosso País, tenha qualquer respaldo Bíblico e deve ser evitada por aqueles que procuram viver uma vida baseada nas Escrituras Sagradas. 

Provações, perseverança, paciência e fé!

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas PROVAÇÕES,  Tiago 1.2.


O que Tiago quis dizer com isso? Será que ele era um cara que gostava de sofrer? Com certeza não! Ninguém gosta! É algo completamente antinatural!


O que ele deixou claro é: já que vocês estão passando por provações, tirem proveito dela e não deixem que sejam vencidos por elas!  Por mais que a nossa carne e mente não gostem disso, achando até mesmo injusto, temos que nos conformar que iremos passar por PROVAÇÕES.  


Quatro motivos pelo qual passamos por provações: 


SOMOS PEREGRINOS: O deserto não era a Terra Prometida do povo de Israel. Bem como essa Terra não é o céu descrito em Apocalipse 21.4: Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". 


SOMOS PECADORES:  Criamos problemas com nossa língua (Tiago também fala sobre esse assunto no capítulo 3) e muitas vezes, nosso sofrimento é resultado de nossas escolhas erradas.  


SOMOS CRISTÃOS:  Esse parece ser tão óbvio, mas às vezes a gente não se dá conta. Dizer que é cristão se tornou algo tão natural em nosso meio, que às vezes não nos damos conta que muitas tribulações, nós as enfrentamos exatamente por sermos cristãos.  Pois Satanás, o mundo e a própria carne lutam contra nós. Jesus disse inúmeras vezes: ser me perseguiram, vão perseguir vocês, se me odiaram, vão odiar vocês, e por aí vai… 


SOMOS FEITOS PARA A GLÓRIA DE DEUS:  Grande parte das provações servirão de testemunho para a glória de Deus e para que outras pessoas que estão passando pelo mesmo problema que nós já passamos se fortaleçam na fé!  Quantos de nós já ouvimos alguma pregação de alguém contando um testemunho que passou por algo que estamos passando e não se sentiram fortalecidos?  


CARACTERÍSTICAS DAS PROVAÇÕES: 


AS PROVAÇÕES SÃO PASSAGEIRAS: 


Nós estamos no mês que tem uma campanha de prevenção contra o suicídio chamada de SETEMBRO AMARELO.   E uma das várias causas que levam uma pessoa a cometer esse ato tão antinatural é o fato de não encontrar mais uma saída para os problemas.  Esses problemas podem ser físicos ou sentimentais. E o que acontece é que o diabo faz a pessoa acreditar que esse problema nunca irá passar, que não haverá uma saída…   E a dor dessa pessoa é tão grande que ela no intuito de se livrar dessa dor acaba cometendo o ato mais antinatural de todos.  Se você está com esse sentimento no seu coração, receba essa palavra agora: AS PROVAÇÕES NÃO DURAM A VIDA INTEIRA.


Depois da noite, vem a manhã. De­pois do choro, vem a alegria. Depois da tempestade, vem a bonança. Não vamos ficar estacionados na arena das provações. Estamos passando por elas: alguns passam de avião supersônico, outros de trem bala, outros de automó­vel, outros de bicicleta, outros a pé, outros engatinhando, mas todos passam e você e nós iremos passar também! 


E pra finalizar eu gostaria de reler os versículos 3 e 4 que fazem ligação com o versículo 2.  Tiago 1.3,4:  3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma. 


AS PROVAÇÕES SÃO PEDAGÓGICAS: 


Nas provações da vida, nossa fé é testada para mostrar a sua genuinidade. Deus sempre nos prova para produzir o melhor em nós; Satanás nos tenta para fazer o pior em nós. As provas da fé provam que, de fato, nascemos de novo.  As provações de nossa fé trabalham por nós, e não contra nós, visto que PRODUZEM PERSEVERANÇA.


PERSEVERANÇA E PACIÊNCIA aqui nessa passagem são uma coisa só. Tem traduções que trazem perseverança, outras como paciência.   Tanto a perseverança, quanto a paciência visam nos levar à maturidade.  As tribulações são pedagógicas, nos levam à maturidade. Os crentes imaturos são sempre impacientes. A impaciência pode acarretar graves consequências.  Um exemplo é Abraão que gerou um filho fora da promessa com Agar. Até hoje, depois de milhares e milhares de anos, esses outros descendentes de Abraão estão em guerra com os descendentes do filho da promessa.  Então, as provações nos tornam maduros. E a maturidade infelizmente não se alcança apenas lendo um livro de autoajuda, é preciso passar pelas provas! 


Para concluir, as PROVAÇÕES servem para nos ensinar a sermos PERSEVERANTES e PACIENTES para que nós tenhamos Nele e não em nós mesmos!


Escrito por: Francisco Heck.

Baseado no Comentário Expositivo H. D. Lopes.


Seu Futuro Não está nas Estrelas!

Para entender o que a Bíblia diz sobre o assunto, primeiramente precisamos conhecer como surgiu a ideia dos zodíacos. Segundo a revista Super Interessante em publicação digital de 18 abril 2011, signos são mistura de lendas babilônicas, egípcias, gregas e romanas.


Creio que para quem crê na Bíblia como palavra de Deus, só isso já bastaria para não dar crédito a essa crença, visto que todos os povos citados se opunham ao monoteísmo, perseguiram e mataram judeus e cristãos. Mas, como o objetivo deste artigo é discorrer sobre o tema, vamos seguir.


Ainda segundo a Revista Super Interessante, os primeiros registros sobre o horóscopo datam do século 7a.c., onde várias civilizações se dedicavam à observação do céu. Esses povos criam que os astros tinham poder para influenciar na vida de cada indivíduo, especialmente no que se referia ao destino dos recém-nascidos.



O horóscopo como conhecemos hoje é na verdade uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilônios, conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega. Seu surgimento é datado por volta de 5 a.C., com a criação do zodíaco, palavra que em sua etimologia significa “círculo de animais”. Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilônios, egípcios, gregos e romanos.


As culturas por detrás da origem dos zodíacos eram completamente avessas à cultura do Reino de Deus. Os egípcios escravizaram os judeus por cerca de 400 anos, até se levantar Moisés para libertar o povo de Deus do Egito. Os babilônios, por sua vez, destruíram Jerusalém e o tempo de Salomão, mataram grande parte da população e os que sobraram foram levados para o exílio na Babilônia.


O grande império Romano que reinava na época de Jesus, também oprimia aos judeus. Herodes ao saber do nascimento do menino Jesus mandou executar todas as crianças de dois anos para baixo de Belém e das proximidades!


Setenta anos após a crucificação e ressurreição de Jesus, o Império Romano comandado por Tito destruiu por completo mais uma vez o Grande Templo de Jerusalém.


E por fim, na cultura grega, onde se adoravam deuses como zeus, afrodite, entre outros, os apóstolos foram perseguidos, torturados e mortos ao pregar o evangelho de Jesus.


Feita essa recapitulação das culturas por de trás do horóscopo, você ainda tem dúvida que um verdadeiro cristão não deve ter como base os astros para definir seu futuro?


Você sabia que o rei babilônico Nabucodonosor uma vez precisou consultar seus astrólogos e eles não tinham a resposta que ele precisava? Sim! Os próprios criadores da astrologia não tinham a resposta! Sabe quem o respondeu? Foi Deus! Isso mesmo! Deus por meio de Daniel. Tire a prova você mesmo:


Os ASTRÓLOGOS responderam ao rei: "Não há homem na terra que possa fazer o que o rei está pedindo! Nenhum rei, por maior e mais poderoso que tenha sido, chegou a pedir uma coisa dessas a nenhum mago, encantador ou ASTRÓLOGO. O que o rei está pedindo é difícil demais; ninguém pode revelar isso ao rei, senão os deuses, e eles não vivem entre os mortais". Daniel 2.10-11.


Nabucodonosor queria que os seus astrólogos revelassem para ele seu sonho. Contudo, o rei não queria contar o sonho para eles. Pois, se eles fossem tão bons assim poderiam descobrir o que o Rei sonhou, não é mesmo? Parece que não... O Rei ficou tão indignado que baixou um decreto para mandar matar todos os astrólogos e sábios da Babilônia.


Após orar, Deus revela para Daniel o sonho que Nabucodonosor teve e não quis contar. Leia por você mesmo:


Daniel respondeu: "Nenhum sábio, encan­tador, mago ou ADIVINHO é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acon­tecerá nos últimos dias. O sonho e as visões que passaram por tua mente quando estavas deitado foram os seguintes:” Daniel 2.27-28.

Deus envergonhou os astrólogos da época da Babilônia para mostrar que o único que sabe de todas as coisas é Ele! Somente Deus é onisciente! O próprio Rei Nabucodonosor admite a soberania de Deus no capítulo quatro de Daniel:


Seu domínio é para sempre, seu reino, por todas as gerações. Comparados a ele, os habitantes da terra são como nada. Ele faz o que quer entre os anjos do céu e entre os habitantes da terra. Ninguém pode detê-lo nem lhe dizer: ‘Por que fazes essas coisas?’.


Ainda sobre o reino da Babilônia, o profeta bíblico Isaías predisse a queda do Reino mais de cento e cinquenta anos antes de que ocorresse. Nessa profecia mais uma citação taxativa de Deus sobre a desaprovação da astrologia:


Você está cansada de tantos conselhos; onde estão seus ASTRÓLOGOS, que observam as estrelas e fazem previsões todos os meses? Que se levantem e a salvem do que o futuro lhe reserva! Mas ELES SÃO COMO PALHA QUE QUEIMA NO FOGO; NÃO PODEM SALVAR A SI MESMOS DAS CHAMAS. Você não receberá deles ajuda alguma; a fogueira deles não aquece ninguém. Seus amigos, com quem você negociou desde a juventude, seguirão cada um o próprio caminho, e não haverá ninguém que a salve." 

Isaías 47:13-15



Você é livre para acreditar e confiar em signos, pois Deus não obriga ninguém a acreditar e a confiar Nele. Mas, já alerto que o que você não pode fazer é acreditar em Deus e em horóscopo...


Reflita, não tem sentido dizer que é um seguidor de Cristo e crer, praticar ou viver qualquer coisa fora da palavra de Deus.


Quantas vezes eu vejo pessoas que acham que estão perto de Jesus, mas colocam sua fé em Buda, em mantras, em signos... Eu custo a acreditar que essas pessoas que dizem conhecer Jesus buscam por adivinhações e signos, que nós sabemos, ou deveríamos saber pelo menos, que Deus abomina tudo isso!


Outro exemplo está lá em DEUTERONÔMIO 18:9-13:


“Quando entrarem na terra que o Senhor, o seu Deus, lhes dá, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações de lá praticam. Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos. O Senhor tem repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês. Permaneçam inculpáveis perante o Senhor, o seu Deus.”

Práticas pagãs, que fizeram o povo pecar várias vezes e ainda fazem, levando-os a caírem em velhas armadilhas do diabo.


Deus nos fez seres inteligentes, nos capacitou e nos capacita para estudarmos, pensarmos, e executarmos o que aprendemos.


Que possamos voltar nossa fé exclusivamente para Jesus, a Resplandecente Estrela da Manhã, a Raiz de Davi, o Alfa e o Ômega, aquele que é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz!


Fique tranquilo, seu futuro está guardado em Jesus!



Por: Francisco Heck/Michelle Goulart

Afinal, o que é a Santa Ceia?

Será que é somente um ritual que a gente faz nos primeiros domingos para comemorar um novo mês? 

A Santa Cria foi a última refeição de Jesus com seus discípulos antes dos momentos mais angustiantes da vida Dele!  


Eram as últimas palavras e ações do mestre com seus alunos!  Jesus sabia que o momento do seu sacrifício estava a poucas horas de acontecer…  E Jesus estava extremamente angustiado! 


Mas, será que era a morte que Jesus temia? Será que Jesus tinha medo de morrer? Claro que não! Isso não faz sentido! Afinal, como a Vida temeria a Morte? Como a Luz temeria a Escuridão? 


Sabe, o que mais angustiava a Jesus naquele momento não era a morte, pois Ele sabia que ressuscitaria, mas o que mais o angustiava era saber que seria abandonado pelo Pai!  


Qual é a única coisa capaz de tirar a Paz do Príncipe da Paz? 🤔

A única coisa capaz de tirar a paz de Jesus é a perda da comunhão com Deus, seu pai…  


Temos duas ordens de Jesus que misturam algo físico para simbolizar algo espiritual:

A primeira é o Batismo 💧

No batismo a gente simboliza a morte de uma velha vida e o nascimento de uma nova vida baseada nas escrituras e na vontade de Deus (aliás no site temos um texto só explicando sobre Batismo). 


E a outra ordem de Jesus é a Santa Ceia!  🍞🍇 

Jesus disse: FAZEI isso em memória de mim!


🍞 Quando comemos o pão temos que trazer à memória o corpo de Jesus que literalmente foi moído por causa dos nossos pecados!   A ira de Deus e o amor de Deus estão representados no pão!  


A ira porque nós merecíamos a morte eterna, e o amor porque Ele mesmo nos livrou dela!  E é por isso que Ele diz: "ISTO É O MEU CORPO DADO EM FAVOR DE VOCÊS; façam isto em memória de mim"


🍇 Já o suco da uva é a representação da Nova Aliança que hoje nós temos com Deus!  Jesus disse: "ESTE CÁLICE É A NOVA ALIANÇA NO MEU SANGUE, derramado em favor de vocês. 


E que Nova Aliança Jesus estava falando? 🤔 


Antes do sacrifício de Jesus só existia um Povo Escolhido, o Povo de Israel. E para o perdão dos pecados deste povo era necessário sacrifício de animais. 


Mas, agora na Nova Aliança, Jesus, o Cordeiro de Deus é o sacrifício perfeito e nos devolve o livre acesso ao pai! 🙏 


💍 Agora na Nova Aliança Jesus cancelou o véu (o muro) que nos separava de Deus! Ele foi o sacrifício perfeito! Todos nós agora temos livre acesso a Deus e podemos ter nossas vidas transformadas!


Mas, Ele pede uma coisa: QUE A GENTE FAÇA TAMBÉM UMA ALIANÇA COM ELE! 


👰 Hoje nós como igreja somos a Noiva de Cristo. E o que é o casamento senão uma eterna aliança? Como a gente pode ser noiva de Cristo e flertar com o pecado? 


A SANTA CEIA É UMA LEMBRANÇA DE TUDO O QUE JESUS FOI E DE TUDO O QUE FEZ! É UMA LEMBRANÇA DE COMO ELE VIVEU NESSA TERRA! E ASSIM COMO ELE VIVEU, ELE ESPERA QUE A GENTE VIVA! 


💍 A SANTA CEIA É UMA ALIANÇA DO NOSSO NOIVO JESUS COM A GENTE IGREJA E TAMBÉM UMA ALIANÇA DA GENTE COMO NOIVA DELE!  QUE A GENTE NÃO DESPREZE A GRAÇA DE DEUS! POIS DESPREZAR A SANTA CEIA É DESPREZAR O SACRIFÍCIO DE JESUS…


 Hebreus 10: 


26 Se continuamos a pecar deliberadamente depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifício que cubra esses pecados.  


27 Há somente a assustadora expectativa do julgamento e do fogo intenso que consumirá os inimigos.  


28 Pois quem se recusava a obedecer à lei de Moisés era morto sem misericórdia, com base no depoimento de duas ou três testemunhas.  


29 Imaginem quão maior será o castigo para quem insultou o Filho de Deus, tratou como comum e profano o sangue da aliança que o santificou e menosprezou o Espírito Santo que concede graça.


Escrito por: Francisco Heck